Bolsas e Camisetas Personalizadas para Corrida

Treino com máscara: exercícios de respiração para melhorar o seu fôlego

Fazer um bom treino com máscara pode ser um verdadeiro desafio. Devido à inesperada pandemia, tivemos que nos adaptar a essa nova forma de praticar exercícios físicos, porém, o fôlego de muita gente tem se tornado um problema durante as corridas e as caminhadas.

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas sugestões de exercícios de respiração para melhorar o seu fôlego durante o treino com máscara. Acompanhe para saber mais.

Exercícios de respiração para o treino com máscara

Existem diversos exercícios de respiração que podem melhorar a sua capacidade respiratória e assim fazer com que você se sinta mais disposto e pronto para os treinos. 

Alguns desses exercícios podem requerer uma breve pausa durante a sua atividade física, enquanto outros poderão ser postos em prática durante o próprio treino. Veja cada um deles e atente-se ao passo a passo:

1- Respiração curta

A respiração curta pode aliviar o desconforto causado pelo treino com máscara. Você pode praticar eventualmente, até mesmo durante o exercício. Veja como funciona:

  1. Você deve respirar profundamente pelas narinas, por alguns segundos.
  2. Em seguida, deve soltar o ar pela boca, em uma espécie de “explosão”, sendo que o ato de expirar é mais curto que o de inspirar.
  3. Repita esse exercício de 10 a 20 vezes.

2- Respiração lenta

A respiração lenta tende a diminuir a “tensão” no dia a dia. Na hora do treino, pode ser uma boa opção para manter a oxigenação do corpo e o conforto durante a atividade física. Veja como fazê-la:

  1. Inspire o ar pelas narinas, por pelo menos 4 segundos.
  2. Em seguida, expire o ar pela boca, também por 4 segundos.
  3. Repita esse exercício de 10 a 20 vezes, quando sentir necessidade.

3- Respiração alternada

A respiração alternada pode ser feita nos momentos de pausa, tendo em vista que é necessário uma concentração ainda maior para o seu funcionamento. Veja:

  1. Você deverá inspirar o ar apenas por uma narina, durante 4 segundos.
  2. Depois, expire o ar pela outra narina, também por 4 segundos.
  3. Vá alternando as narinas, pelo menos 10 vezes, até sentir a respiração mais controlada.

4- Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é imprescindível durante os treinos com máscara. É ela quem fará com que o corpo absorva muito mais oxigênio, melhorando o desempenho durante o exercício físico e diminuindo o desconforto causado pela máscara. Veja como fazê-la:

  1. O ideal é que você diminua a intensidade do treino ou dê uma pausa.
  2. Coloque a mão sobre o seu abdômen, e inspire o ar, profundamente, pelas narinas. Tente inspirar por cerca de 5 ou 6 segundos.
  3. Observe o movimento da sua mão. É o seu abdômen que deve “encher”, e não o seu peito. Caso esteja respirando “com o peito”, concentre-se para usar a musculatura do diafragma. 
  4. Depois de inspirar o ar, expire-o pela boca pelo mesmo tempo que inspirou. Repita esse processo de 10 a 20 vezes e, durante o treino como um todo, procure focar no uso do diafragma, e não do tórax.

5- Respiração com “pausa”

A respiração com pausa pode lhe ajudar a restabelecer o seu equilíbrio respiratório durante o treino. Aqui você também deverá parar a sua atividade um pouquinho, para focar no controle da respiração. Veja como funciona:

  1. Inspire o ar pelo nariz, por cerca de 8 segundos.
  2. Tranque a respiração por pelo menos 4 segundos, ou seja, “dê uma pausa”.
  3. Expire o ar pela boca, também durante 8 segundos.
  4. Repita esse processo de 10 a 20 vezes, sempre repetindo-o quando perceber que perdeu o controle da sua respiração.

Dicas para melhorar o seu desempenho nos treinos com máscara

Além de apostar em bons exercícios de respiração durante o treino com máscara, existem outras medidas que poderão aumentar o seu desempenho e os seus resultados. Elencamos algumas delas a seguir:

1- Use a máscara corretamente

Parece algo um tanto quanto óbvio, mas usar a máscara corretamente é de suma importância para conquistar um bom resultado nos seus treinos. Apenas dessa forma é que você conseguirá controlar melhor a sua respiração, prevenindo que a máscara se torne um impeditivo para os seus treinos.

Sendo assim, considere usar uma máscara que seja adequada ao formato do seu rosto; prenda-a com firmeza, garantindo que ela não fique se movimentando durante o treino; use máscaras com tecidos respiráveis e adequados ao treino mais intenso; não use a máscara se ela estiver úmida; troque de máscara se você suar muito durante a prática de exercícios; use produtos que sejam de qualidade.

Todos esses fatores fazem uma grande diferença no fim. Teste e observe.

2- Vá aumentando a intensidade aos poucos

Se você não está acostumado a usar máscara enquanto corre, caminha ou pratica outra atividade, é imprescindível que você vá aumentando a intensidade aos poucos.

Isto é, embora você possa sim ter o costume de correr ao ar livre, a máscara pode mudar completamente a sua forma de agir e respirar. Por isso, diminua a intensidade dos treinos, criando uma evolução gradativa.

À medida que você vai se adaptando ao uso da máscara, você poderá correr por mais tempo, ininterruptamente, ou aumentar a velocidade. 

Lembre-se: é muito importante respeitar os limites do seu corpo e do seu organismo. Um passo de cada vez é melhor do que se sentir exausto no primeiro treino, ok?

3- Beba bastante água e alimente-se bem

É fundamental manter o corpo sempre bem hidratado. Durante os treinos, isso também é essencial. Porém, lembre-se de tomar todo o cuidado na hora de tirar a máscara e beber a sua água. Certifique-se de que ao estar retirando a máscara, você está segurando-a pelos elásticos, e não pelo tecido. 

Quanto à alimentação, é importante manter uma dieta balanceada, e um pré-treino que aumente a sua energia e faça você se sentir mais disposto. Afinal, o treino com máscara não exige apenas exercícios de respiração, mas sim, exige todo um preparo para o corpo, como um todo. 

Coloque essas dicas e sugestões em prática, e bons treinos!

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Categoria
Notícias
Dicas Corrida de Rua
Brindes Personalizados
Brindes para Eventos Esportivos
Brindes para Empresas
Brindes Ecológicos
Ação Social