Bolsas e Camisetas Personalizadas para Corrida

Como escolher o melhor tênis para corrida de rua?

Com tantas opções disponíveis no mercado, saber como escolher o melhor tênis para corrida de rua pode ser um pouco complexo.

Afinal, é preciso escolher a marca mais cara? Ou optar apenas pela opção confortável? Qual deve ser a firmeza do calçado nos pés?

Para saber as respostas dessas e outras perguntas, acompanhe todas as nossas dicas de hoje!

Como escolher o melhor tênis para corrida de rua?

Para que você entenda como escolher o melhor tênis para corrida de rua, apontamos 8 dicas importantes que devem ser consideradas antes da compra. Veja: 

1- A sua percepção vem em primeiro lugar

O primeiro passo é avaliar a sua percepção sobre o calçado. Afinal, é você quem estará praticando as atividades e sentindo o toque do tênis nos seus pés.

Por isso não hesite na hora de testar a maciez, o movimento e o peso que o calçado possa ter. Você precisa ter paciência para escolher, a fim de encontrar um tênis que se encaixe na sua percepção de conforto e bem-estar.

2- Você precisa compreender onde está pisando

Cuidado com calçados que são muito leves e macios, eles tendem a diminuir a sua percepção de onde está pisando, e isso pode impactar diretamente na qualidade dos seus passos.

Um exemplo seria quando colocamos um calçado em um cachorro ou outro pet, pela primeira vez. Como ele perde a sensação de toque com o solo, acaba não sabendo como andar e agir.

O que acontece conosco é semelhante. Quando é muito suave o toque, podemos não sentir as irregularidades do solo e isso pode atrapalhar o trabalho da musculatura da perna.

3- Cuidado com a altura do tênis

Alguns tipos de calçados tendem a ter a parte de trás da sola mais alta que a da frente. Isso se deve ao fato de ter o objetivo de manter a maior maciez, que mencionamos no tópico acima.

Porém, o problema deste tipo de acabamento é que além de atrapalhar as sensações dos pés sobre o solo, ele também impacta a nossa postura e a forma como mantemos o corpo ereto durante a corrida.

Como consequência, podemos acabar prejudicando algumas partes do corpo, como a coluna, pernas, lombar, etc.

Por isso, evite calçados que tenham irregularidades na altura do solado, pois por mais que hoje isso não apresente efeitos negativos, pode ser prejudicial no longo prazo.

4- Experimente várias opções de números diferentes

Muitas empresas de calçados podem apresentar opções que tenham uma numeração que varia de produto para produto.

Por conta disso, é preciso que você tenha muita paciência na hora de escolher e concentre-se em experimentar o máximo de opções disponíveis, com tamanhos diferentes.

Vá alternando os números até perceber o calçado que cabe perfeitamente nos seus pés. Lembre-se que o tênis não deve apertar e nem ficar muito frouxo. 

5- Não se deixe levar pelo preço

A escolha do seu tênis para corrida precisa seguir critérios rigorosos e que realmente são importantes para a sua saúde como um todo. Isto é, não se deixe enganar pelo preço que você está pagando no seu calçado, pois isso não é critério de qualidade.

Entretanto, é claro que sabemos que a durabilidade do material é importante, mas saiba avaliar isso observando o tênis e deixando de lado os preconceitos relativos à marca, por exemplo.

6- Atente-se para o formato e as costuras do seu tênis

Para que você compreenda como escolher o melhor tênis para corrida de rua, atente-se para cada detalhe da peça.

Isso quer dizer que você deve observar a costura e os acabamentos que o tênis possui, como um todo. 

Pois no momento que você prova ele, pode até parecer confortável, mas na hora da prática, este tipo de costura em um local inapropriado para o seu tipo de pisada poderá provocar bolhas e calos. Por isso, atenção!

7- Prefira opções mais leves

Os tênis mais leves podem ser mais confortáveis e desgastam menos as passadas. Por isso, evite opções que possam proporcionar um peso mais intenso nos pés.

Entretanto, cuidado para não confundir: tênis leve não é o mesmo que tênis muito macio. É preciso garantir que o calçado seja leve mas sem tirar a sua capacidade de sentir o solo, ou seja, sem exagero de maciez.

8- Compre um tênis no fim do dia

Parece curioso, mas essa dica é realmente importante e pode lhe ajudar muito. Quando você prova um tênis no fim do dia, você poderá ter uma melhor experiência de teste, afinal, é possível que já esteja sentindo seus pés cansados e inchados da rotina. 

Outras dicas importantes para a sua corrida

Além de saber como escolher o melhor tênis para corrida de rua, lembre-se que outras considerações importantes também devem fazer parte da sua prática de exercícios. 

Estamos falando do condicionamento, que deve ser gradativo, e nunca da noite para o dia. Não haverá tênis que aguente impacto e previne lesões que seja mais eficiente do que uma prática responsável e que considere a superação gradativa dos seus limites. 

Além disso, é importante que você também saiba quais roupas são mais adequadas para a prática de exercícios físicos. Pois muitas vezes a peça que você veste pode ser responsável por um rendimento mais baixo, por conta do desconforto.

Comece sempre montando o seu kit de treino, que inclua camisas esportivas, um bom tênis e o seu porta celular, por exemplo.

Prepare-se para a prática de exercícios de maneira eficiente, para assim poder usufruir de resultados que sejam mais satisfatórios. Afinal, nem tudo depende de um bom tênis para corrida, muitas vezes a forma como você pratica os exercícios é que podem estar impactando em seus resultados.

E lembre-se: o auxílio de um profissional de educação física também é importante e pode garantir ainda mais benefícios para você e sua saúde. Pense nisso!

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Categoria
Notícias
Dicas Corrida de Rua
Brindes Personalizados
Brindes para Eventos Esportivos
Brindes para Empresas
Brindes Ecológicos
Ação Social