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Quais são os tipos de corrida de rua?

Quais são os tipos de corrida de rua?

Neste artigo você vai entender quais são os tipos de corrida de rua, como praticá-los e o que levar em consideração na hora de colocar a mão na massa (ou o pé na rua). Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

tipos de corrida de rua
7 tipos de corrida de rua – imagem: canva.com

7 tipos de corrida de rua

São muitos os tipos de corrida de rua. Afinal de contas, correr na rua, muitas vezes, traz tanta liberdade para o corredor, que ele pode implementar o seu treino de muitas formas diferentes. 

Ou seja, é possível correr na rua para buscar um objetivo de tempo, de terreno, de superação pessoal, de regeneração de outros treinos e por aí vai. A corrida de rua é realmente bastante aberta para os corredores e você pode montar o seu treino de maneira interessante para seus hábitos.

Há quem simplesmente calce o tênis e saia para correr e há quem goste de controlar os mínimos detalhes de tudo. O menor milésimo de segundo, faz toda a diferença para alguns tipos de corrida de rua.

Para te ajudar a entender, separamos uma lista de treinos de corrida de rua que você pode colocar em prática. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre eles.

1-Meia maratona

A meia maratona é um dos tipos de corrida de rua mais populares de todos. Afinal, muitas vezes, ela é a porta de entrada para corredores se profissionalizarem e correrem distâncias maiores no longo prazo.

No percurso de corrida de meia maratona, o corredor precisa correr 21km na rua. Esse percurso pode parecer longo, com certeza. Porém, antes mesmo de simplesmente se inscrever para participar de um tipo de prova assim, o corredor precisa se preparar e fazer corridas livres na rua.

As corridas de meia maratona não exigem tanto preparo físico quanto a maratona completa. A seguir, veja detalhes sobre ela.

meia maratona
meia maratona – imagem: canva.com

2-Maratona

Já por sua vez, a maratona completa é um dos tipos de corrida de rua que mais exigem preparo físico e mental dos corredores. A distância de uma maratona é de 42km (o dobro da meia maratona). Portanto, se você deseja correr essa prova por completo, é fundamental considerar um auxílio profissional para te ajudar no preparo físico.

A maratona é conhecida por desgastar muito os atletas que participam dela. Porém, ainda assim, é uma das provas mais populares e você poderá participar a partir do momento que conseguir ter resistência para isso.

maratona
maratona – imagem: canva.com

3-Fartlek

Outro tipo de corrida de rua que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos corredores, é o estilo fartlek. As corridas nesse estilo buscam condicionar o atleta para vários tipos de terrenos diferentes, explorando justamente a troca de intensidades e solos de maneira brusca.

Ou seja, o corredor está no asfalto, do nada vai para uma estrada de barro, sobe um morro e por aí vai. As alternâncias de terreno e condições de tempo importam muito para um bom treino de fartlek. As exigências físicas e mentais desse treino de corrida de rua faz com que o corredor ganhe muita força e resistência.

Além dos terrenos e clima, a alternância também pode acontecer com tempos e velocidades. Mas sem criar uma “estrutura” para essas alternâncias. Mas sim, de maneira “aleatória”.

fartlek
fartlek – imagem: canva.com

4-Intervalos

As corridas de rua intervaladas são aquelas que são pensadas e estruturadas para durarem determinados períodos de tempo. Esse tipo de corrida de rua pode ser executada com um cronômetro ou com ajuda de um profissional que estará ao lado do corredor.

O mais importante, aqui, é respeitar os tempos estabelecidos. Por exemplo, correr 500m em 1 minuto, depois caminhar por 1 minuto e correr novamente mais 500m em mais 1 minuto. Os intervalos podem ser definidos de acordo com o objetivo do corredor.

Os objetivos podem ser: perder peso, perder gordura, ganhar resistência e força, etc. É um treino muito mais metódico.

intervalos
intervalos – imagem: canva.com

5-Longão

Os treinos longos, ou longões, podem ser considerados um tipo de “prévia” de uma maratona ou de uma meia maratona. Afinal, esse é um dos tipos de corrida de rua que mais se aproximam das provas mais clássicas, pois o corredor fica por muito tempo correndo, até atingir a distância que ele estipulou.

O objetivo principal desse treino é conseguir atingir uma distância bem grande. Se o corredor quiser, poderá fazer isso com o objetivo de bater tempos ou de ganhar resistência para uma prova maior.

longão
longão – imagem: canva.com

6-Regressivo

Já os treinos regressivos, por sua vez, são aqueles em que o objetivo do corredor é ganhar tempo. Ou seja, ele vai trabalhar para conquistar a volta mais rápida ou o percurso mais rápido. 

Para se ter um bom controle desse tipo de treino, é importante ter uma pulseira que faça as medições de tempo e distância de treino. Além disso, criar uma planilha para anotar e analisar o desempenho é também muito importante.

regressivo
regressivo – imagem: canva.com

7-Regenerativo

E ainda há o treino regenerativo. Esse treino pode ser muito amplo, visto que há inúmeras maneiras de criar um treino regenerativo. No entanto, nas corridas, o treino regenerativo deve ser feito de maneira mais lenta, calmo e sem forçar demais o corpo. 

Afinal, o objetivo é regenerar o corpo depois de um treino mais pesado. E não forçá-lo ainda mais para atingir objetivos ou bater marcas. Muitas vezes, uma simples caminhada com trotes já é suficiente para regenerar o corpo de um treino mais pesado.

regenerativo
regenerativo – Imagem: canva.com

Como correr essas corridas com segurança

Se você está começando agora a correr ou mesmo se você já tem mais experiência, sabe da importância de correr com segurança e conforto. Ou seja, ter um tênis adequado, fazer uma alimentação saudável e beber muita água, são fatores importantíssimos para que seu treino flua de maneira saudável.

Além disso, você pode contar com a Eccobolsas para obter os melhores itens de suporte para sua corrida. Temos camisas personalizadas para eventos de corrida, sacochilas para carregar pertences e várias outras peças confortáveis e ideais para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre.

Correr na rua é um dos exercícios mais democráticos de todos. Afinal, como você viu, existem muitos tipos de corridas de rua.

Bom treino!

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